O Certificado Digital melhora a qualidade de vida das pessoas

4 Dezembro 2017, 1:12 pm

Antonio Sérgio Cangiano Diretor executivo da Associação Nacional de Certificação Digital - ANCD

Como todos já percebemos, o mercado emissor de certificados digitais aponta para um crescimento em relação ao ano passado na casa dos 10%. Esse dado deixou de ser uma estimativa, tem se consolidado à medida em que mês a mês conhecemos os números, por meio da divulgação oficial do ITI. Para mim, a certificação digital passou a ser um ótimo indicador do ritmo da economia. Portanto, se estamos vendo crescimento na procura, é sinal de que a economia está andando de forma positiva. Para nossa indústria, além dessa boa informação, está o fato de que estamos contribuindo para o surgimento de uma economia de perfil diferente.

Quanto mais certificados digitais emitidos, mais virtuais passam a ser os cumprimentos de obrigações com o governo, e maior o número de aplicativos que utilizam essa infraestrutura e levam a inúmeros benefícios às empresas e cidadãos que passam a usar nosso produto. O certificado digital, afinal, tem o poder de comprovar, sem riscos, sem possibilidades de fraudes, que a pessoa que está à frente de determinadas ações pela internet é de fato ela mesma. Da mesma maneira em relação às empresas, o que garante o não repúdio e a validade jurídica de documentos, contratos e declarações em todo o território nacional.

Por isso devemos aproveitar a retomada do ritmo de expansão. Historicamente vínhamos crescendo a essa média, mas a crise econômica nos empurrou a todos para uma nova realidade. Assim como outros setores, a certificação digital amargou um período considerável de baixa atividade. No ano passado, por exemplo, fechamos com queda de 1,5% em relação ao ano imediatamente anterior. Neste ano, voltamos a crescer e 10%, considerando todas as variáveis, é um excelente índice.

Significa, mais do que uma economia ganhando força novamente aos poucos, que a sociedade está aprendendo a utilizar o certificado digital e todos os benefícios que ele proporciona. Por isso precisamos todo o tempo buscar novas aplicações e ampliar ainda mais os benefícios à sociedade. Imagino, de forma gradual, a ampliação dos atendimentos públicos em diversas áreas e esferas governamentais sendo feitas por meio da nossa infraestrutura.

O cidadão tem todo o direito de, a partir de um celular ou tablet, ter acesso a tudo isso, a esse mundo virtual que simplifica a vida e lhe dá mais tempo para melhorar sua qualidade de vida. É esse o objetivo que devemos perseguir, desburocratizar o dia a dia das pessoas e empresas e tornar a vida mais simples e fácil a partir de uma tecnologia que já está disponível.

Fonte: ANCD