Institucional

A história da Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete (CDL-CL) remonta a quatro décadas, quando foi fundado o Clube de Dirigentes Lojistas. Uma visão mais abrangente do setor e a necessidade de projetos específicos, com metas a serem atingidas visando à expansão do comércio local e investimentos beneficiando os lojistas e consumidores, levaram um grupo de comerciantes a fundá-lo, na cidade de Conselheiro Lafaiete.

Em setembro de 1968, na sede da Associação Comercial e Industrial, contubérnio de expressivos empresários lojistas, suscitou-se a fundação do Clube de Diretores Lojistas de Conselheiro Lafaiete. A proposta seduziu alguns comerciantes, que se reuniram em assembleia no dia 28 de outubro de 1968, quando, então, foi fundado o CDL, sendo aclamada a primeira diretoria, que lhe deu forma jurídica, sob a presidência de Antônio Almeida Casarões.

Após um ano, em 28 de outubro de 1969, uma nova diretoria foi constituída, criando a base estrutural e funcional da entidade que se empenharia na mobilização e politização da classe empreendedora do comércio. Partindo da necessidade de se criar o SPC, essa diretoria, presidida por Paulo Dionysio Bellavinha, sentiu o potencial do comércio lafaietense e, arregimentando mais comerciantes, ergueu o CDL-CL na cidade-polo de uma extensa região, tanto pela sua localização, quanto, e principalmente, pela variedade e qualidade do serviço oferecido pelo setor.

Pelo decreto nº 03/70, de 1º de abril de 1970, o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Abel Rezende Dutra, declarou a entidade como de utilidade pública, em âmbito municipal. Neste mesmo ano, circula a primeira edição do Boletim Informativo do CDL, elaborado pelo jornalista Gilberto Vitorino de Souza, abrindo um novo espaço para os associados, ao mesmo tempo em que promovia divulgações mais amplas, atingindo toda a comunidade, do trabalho e das promoções da entidade e do comércio em geral. Além das reuniões ordinárias da diretoria, conferências e palestras eram desenvolvidas, propondo novas políticas e promovendo a interação do setor, que eram realizadas no restaurante Vila Rica.

A necessidade de um espaço específico, onde pudesse acomodar os seus departamentos, atendendo com presteza os seus associados e consumidores em geral, levou à construção de uma sede própria. Erguido na rua Dias de Souza, na região central de Conselheiro Lafaiete, o prédio da CDL-CL, adquirido em 6 de janeiro de 1987, é o reflexo do progresso do comércio local e do fortalecimento da entidade responsável pela credibilidade que o setor desfruta não apenas no município, mas em toda a região.

O trabalho dos 46 membros fundadores foi se ampliando, com o passar dos anos, sem se afastar dos ideais basilares do que é hoje a Câmara de Dirigentes Lojistas (denominação mudada em 1994), o de união daqueles que atuam no setor, desenvolvendo um trabalho democrático, reivindicando e sugerindo às áreas junto às quais atua na sociedade, sejam elas política, econômica, cultural e até religiosa, porém, sem nenhum comprometimento entre si.

O objetivo primordial de promover as empresas, acompanhando-as, orientando-as quanto a sua atuação, representando-as no trabalho conjunto, é que faz da CDL-CL ser um fórum onde se propõe e a partir de onde se efetiva o desenvolvimento econômico e comercial de Conselheiro Lafaiete.

JoomShaper